quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Óleo de Cozinha vira biocombustível

© Internet

Já é uma realidade o projeto inteligente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que reaproveitará o óleo de fritura para transformar em biocombustível.

No começo era restrito ao Distrito Federal, o programa está se tornando em todo o estado de Góias que recolherá o óleo usado na cozinha de bares e restaurantes para transformá-lo no combustível que abastecerá a frota que antes era local e que agora interestadual.

Intitulado Sistema de biodiesel a partir de misturas de óleos vegetais virgens e usados e recebeu 2,5 milhões de reais da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, durante 3 anos. Esse dinheiro viabilizará também a construção de uma fábrica-escola de biocombustível que, quando pronta, deve processar até 5 mil litros de óleo por dia.

Para virar biodiesel, o óleo de cozinha usado será misturado a outros como os de girassol, mamona ou soja. 

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília e outras regiões apoiam o projeto que está se tornando nacional como em São Paulo que tem muitas empresas adotando-o para abastecer ônibus e carros públicos de algumas prefeituras pelos Estados.

Essa medida evitaria a contaminação das estações de tratamento de água e reduziria os seus custos, bem como o não jogar óleo usado na pia da cozinha para com o tempo estragar o encanamento da casa ou prejudicar o meio ambiente, atingindo os lençóis de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário