quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ray Ozzie


                                                                         Imagem: Internet

É o arquiteto de softwares da Microsoft. Ele é mais conhecido por ser o criador do Lotus Notes. Nasceu em 20 de Novembro de 1955 em Park Ridge, Illinois (EUA). Cursou o ensino médio na Maine South High School, formando em 1973. No ensino médio, Ozzie aprendeu a programar no mainframe GE-400.

Ozzie recebeu o grau de bacharel em Ciência da Computação em 1979 pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde trabalhou no sistema PLATO Notes, e iniciou sua carreira na Data Genereal Corporation, trabalhando para Jonathan Sachs. Após sair da Data General, Ozzie trabalhou para Dan Bricklin e Bob Frankston, criadores do VisiCalc, “para quem não conhece, o avô do Excel”, na Software Arts. Logo em seguida, ele foi recrutado por Sachs e Mitch Kapor para trabalhar para a Lotus Development no desenvolvimento do produto que se tornaria o Lotus Symphony.

Ozzie deixou a Lotus Development em 1984 e fundou a Iris Associates para criar um produto , comque futuramente seria vendido pela Lotus como o sucesso Lotus Notes R3, um sistema cliente-servidor de trabalho colaborativo e e-mail, um dos mais utilizados no mundo e ainda é utilizado. A Iris Associates foi comprada pela Lotus em 1994 que em seguida foi comprada pela IBM em 1995. Ozzie trabalhou na IBM por vários anos antes de sair para formar a Groove Networks. A Groove foi comprada pela Microsoft em 2005 e Ozzie se tornou um dos três Chief Technical Officer.

Em 15 de Junho de 2006, Ozzie sucedeu Bill Gates no cargo de Chief Software Architect e desde então, vem fazendo sucessivas transformações dentro da Microsoft juntamento com o presidente Steve Ballmer.

Atualmente ele vem trabalhando em novos projetos como o de Cloud Computing, em que as pessoas querem se livrar do computador de mesa e se comunicar através da chamada "nuvem" com a plataforma de software Windows Azure, com o próposito para atrair empresas com serviços on-line.

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário